Benefícios do reaproveitamento de matéria orgânica



Por
11 de Maio de 2019 - 11:00


Desde criança nos é ensinado sobre descartar o lixo de maneira correta, a identificar as cores dos latões de lixo para cada material, inclusive, aprendemos como podemos reciclar o lixo, mas dificilmente aprendemos a lidar com a matéria orgânica produzida em casa. Aquela casca de fruta, restos das verduras usadas no almoço ou, até mesmo as cascas dos ovos, esse lixo quase nunca é citado quando se fala de reciclagem pelo fato de ser um lixo que não irá poluir o solo ou causar danos ao meio ambiente. Portanto, nessa matéria vamos falar um pouco sobre como reaproveitar esse material, o que pode ser feito com o lixo orgânico e quais os benefícios que essa reciclagem pode trazer.

Vamos começar pelos métodos mais simples. Os restos de verduras, frutas e legumes que vão para o nosso lixo são ricos em proteínas, vitaminas e minerais. Por serem de origem orgânica, a sua decomposição é simples e rápida, não causa problemas ao solo e contribui para um solo mais fértil. Portanto, um dos métodos mais simples de reciclar esse material é usá-lo como adubo para plantas, esse método é como uma injeção de vitaminas, proteínas e tudo o que as plantas precisam para crescerem mais bonitas e saudáveis.

Para ser usado como adubo, o lixo orgânico pode ser adicionado diretamente no solo ou pode-se usar a técnica da compostagem, ambos os métodos podem ser feitos em casa. A diferença entre os dois é que no primeiro, o lixo é adicionado diretamente no solo para que se decomponha, já no segundo, espera-se que o material se decomponha e se transforme em composto orgânico para poder ser adicionado ao solo.

Outro método para reciclar o lixo orgânico é a produção de Biogás, um combustível renovável e ecológico, que pode ser usado para gerar energia elétrica, produzido a partir da decomposição anaeróbia, ou seja, uma decomposição totalmente desprovida de oxigênio, normalmente é feita em um biorreator e conta com a ação de bactérias para fazer a decomposição do material.

A reciclagem da matéria orgânica é benéfica em todos os sentidos, o material obtido pode ser 100% reaproveitado e a lista de tipos de resíduos que podem ser usados, seja na compostagem ou na produção do biogás é muito grande, incluindo restos de frutas, verduras, cascas de ovos, borra de café, serragens e até mesmo papel, desde que não seja colorido. Esse reaproveitamento traz benefícios para você, para o meio ambiente e para a comunidade, sem a perda de resíduos e com zero emissão de poluentes.