Integrante do Destino Sustentável é nomeada embaixadora pela ONU



Por
2 de outubro de 2019 - 3:13


Em julho de 2019, Aryane Parra, integrante do projeto Destino Sustentável, foi agraciada com o título de Embaixadora da Juventude da ONU e, portanto, multiplicadora de ações sustentáveis as quais colaborem com a concretização dos 17 objetivos da Agenda 2030. As ações consistem em debates públicos, projetos sociais e até mesmo no ativismo político.

A seleção foi composta por duas etapas: a primeira sendo o preenchimento de uma ficha descritiva na qual os anseios,o histórico de práticas sociais e o tipo de projeto que o candidato executa; a segunda, consistiu no envio de um vídeo, cuja duração máxima fosse 2 minutos, o qual expusesse a trajetória social e as expectativas da pessoa com o projeto de embaixadores da ONU. Foram selecionados 25 jovens que já concluíram o Ensino Médio os quais participaram de uma capacitação durante 5 dias do mês de julho de 2019, nesta 4ª edição do programa.

O documento oficial que rege tal programa das Nações Unidas é a Agenda 2030, acordada em 2015 entre diversos países do globo, entre eles o Brasil, visando desenvolver conjuntamente e de modo sustentável todos os países signatários.A Agenda é composta por 17 objetivos do desenvolvimento sustentável que vieram a partir de um aprofundamento dos 8 objetivos do milênio propostos em 2000, além de 169 metas a serem cumpridas. Entre as pautas que compõem o documento há a erradicação da pobreza, a educação de qualidade, a justiça, a igualdade de gêneros, o desenvolvimento sustentável nas cidades e nas florestas, o saneamento básico e o desenvolvimento industrial.

O título de Embaixadora da Juventude carrega consigo a responsabilidade de representar e de defender os objetivos 12 (Consumo e Produção Responsável) e 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), principalmente, os quais são a matéria prima do Projeto Destino Sustentável e do Desafio Empreendedor Universitário Sebrae 2017, respectivamente, causas sociais desenvolvidas com a ajuda da Aryane.

Além dos dois projetos supracitados, há outras inovações sendo desenvolvidas pela Aryane Parra, como o LAmazônias, um empreendimento com objetivo de favorecer a segurança alimentar e promover a agricultura sustentável na região metropolitana de Belém, que foi premiado na categoria Negócios Sustentáveis do Desafio INOVE+. A juventude possui o seu brilho e sua virilidade para transformar cada esquina desse mundo, é isso que movimenta as transformações e as quebras de paradigmas sociais, motivos também prováveis para que a Organização das Nações Unidas encoraje e capacite jovens preocupados com o futuro do planeta Terra.

Atualmente, há um conjunto de 100 jovens embaixadores da ONU os quais se comprometeram em possibilitar que as futuras gerações tenham acesso, também, ao que os habitantes do século XXI têm em mãos, em possibilitar a conservação da natureza e de seus benefícios aliados ao uso consciente e ao progresso social que amplifique o respeito mútuo e a justiça. A Aryane é um orgulho para a equipe do Destino Sustentável e para a sua região como uma das jovens que viu em sua virilidade e racionalidade um potencial enorme para ajuda humanitária e para o desenvolvimento planetário, ainda que pareça uma ação local, quando se unir a potencialidade de cada integrante das edições do projeto, as mudanças serão sentidas.