A reutilização do óleo de cozinha



Por
10 de fevereiro de 2019 - 1:54

O óleo de cozinha é um dos produto mais utilizados nas residências e restaurantes. Vários meios são utilizados para o descarte do óleo usado, algumas pessoas jogam diretamente no ralo da pia, assim, dependendo das condições de saneamento da cidade, o óleo vai parar nos canais de esgoto ou diretamente no chão, danificando o solo. Além de entupir tubulações, onde será preciso a utilização de produtos químicos para a desobstrução dos canos. Independente do destino, o óleo de cozinha provoca prejuízos ao solo, água, ar e vida de muitos animais, inclusive ao homem.
Para evitar que o óleo provoque a degradação da natureza, foram criados diversos meios de reutilizá-lo. Alguns exemplos são: fabricação de sabão, detergente, glicerina, resina para tintas e, até mesmo, biodiesel. Em 2007, uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) sobre a produção do biocombustível a partir do óleo de cozinha, foi premiada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com a Bayer durante o projeto Jovens Embaixadores Ambientais.
Algumas cidades também têm aderido à reutilização do óleo de cozinha. A cidade de Brusque, em Santa Catarina, determinou por lei que, a partir de Agosto de 2013 os bares, buffets e restaurantes do município deveriam armazenar o óleo utilizado em recipientes adequados e encaminhá-lo para empresas de reciclagem ou para a empresa responsável pela coleta do lixo. O projeto foi aprovado no Legislativo e sancionado pelo então prefeito Paulo Eccel. Os empresários do setor foram proibidos de descartar a gordura e o óleo em pias, riachos, leitos d’água, terrenos baldios, poços ou redes de drenagem, mesmo que em áreas abandonadas ou sujeitas a inundações. Quem descumprir a lei pagará uma multa de R$ 500,00 além da perda do Alvará de funcionamento.
O óleo, depois de usado, pode ter diversas finalidades. Grandes empresas investem na fabricação de biocombustível a partir dele. Pra isso necessitam fazer pontos de coleta em cidades específicas. Mas como esses pontos não existem em todos os lugares, pode-se utilizar métodos mais acessíveis de reaproveitar o óleo de cozinha usado. Uma das maneiras mais simples é a fabricação de sabão caseiro, onde se usa apenas 3 ingredientes para o preparo: água, óleo de cozinha e soda cáustica. Uma outra saída para não acabar jogando o óleo pelo ralo é a criação de velas, onde, misturando o óleo com parafina e adicionando um pavio se tem uma vela pronta para ser usada, onde ainda pode-se adicionar alguma essência de qualquer preferência na mistura e transformá-la em uma vela aromatizada, as receitas podem ser encontradas no seguinte link http://www.superbac.com.br/3-formas-corretas-de-reutilizar-o-oleo-de-cozinha/. São maneiras simples de dar uma finalidade útil ao óleo usado da cozinha e evitar que este cause danos ao meio ambiente que demoraria anos para se recompor.